Chegou o momento de investir na sua casa própria?

Conheça todos os documentos que são exigidos para o financiamento da casa própria no Brasil!

O maior sonho dos brasileiros continua sendo garantir a sua casa própria com boa localização e perto do trabalho e escola das crianças, mas essa longa caminhada demanda muito tempo, paciência, gastos adicionais e estudo.

Entretanto, hoje em dia, muitos bancos brasileiros começaram a abrir novas alternativas, oferecendo financiamentos para que mais pessoas possam tornar esse sonho realidade em pouco tempo.

No entanto, ainda é muito comum ver pessoas que preferem optar pelo aluguel, já que em um primeiro momento parece ser a opção mais viável. Com base nesse pensamento, muitas famílias enxergaram uma oportunidade de crescimento econômico.

Por isso, decidiram investir na casa própria para poder alugar para terceiros e ganhar uma renda extra todos os meses, sendo assim em poucos meses o valor gasto é recuperado e o lucro é maior.

Mas para que tudo ocorra conforme o planejado é importante avaliar todos os fatores com muito cuidado e atenção, visto que qualquer erro pode acabar comprometendo a sua vida econômica.

Continue lendo o artigo e entenda todos os detalhes sobre o financiamento e quais documentos são exigidos pelos bancos antes de procurar imóveis em Joinville.

Investimento da casa própria vale a pena?

Investimento da casa própria vale a pena?

Antes de procurar o imóvel próprio, entenda um pouco melhor sobre o mercado imobiliário da sua cidade para saber se realmente vale a pena e se o cenário é favorável.

Além disso, leve em consideração a situação atual da família, se está pensando viajar ou prestar concurso em outra cidade provavelmente essa não será a sua residência definitiva por muito tempo. Em famílias com crianças pequenas e empregos fixos, a compra do imóvel próprio é mais viável.

Pesquise os métodos de financiamentos oferecidos pelo seu banco, caso necessário procure em outros até achar os juros e taxas mais em conta. Em seguida, entenda que quanto maior a entrada, menor será o valor pago mensalmente.

Avalie a opção de utilizar o menor número de parcelas, aproveite o bom momento na sua vida econômica e termine de pagar a sua casa o antes possível, se for necessário utilize o FGTS.

Não deixe de lado as contas do condomínio e do IPTU, analise antes de realizar a compra para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

O que é financiamento da casa própria?

O que e financiamento da casa própria

O financiamento nada mais é do que uma forma de investimento para quem deseja ver o seu dinheiro render, sendo também uma das formas mais simples e rápidas para conquistar a casa própria. Mas, vamos entender um pouco melhor como funciona este método.

Então, o financiamento é um empréstimo que o banco oferece quando você deseja comprar apartamento em Joinville, mas não tem dinheiro para efetuar o pagamento à vista para o proprietário, então o banco empresta essa quantia e vai cobrando o valor em parcelas todos os meses.

Contudo, é extremamente importante prestar atenção nos juros, taxas e seguros, além disso, não deixe passar a data do vencimento do boleto, programe-se para não atrasar o pagamento.

Em primeiro lugar, comece procurando casas à venda em Joinville, lembrando que pode ser nova ou usada. Em seguida, é hora de simular o financiamento com base no valor que o imóvel foi anunciado no mercado. Hoje em dia, muitos sites permitem que isso seja feito de forma rápida e sem custo adicional.

Alguns dos benefícios de realizar essa simulação são saber o valor máximo que pode ser financiado, conferir o valor da primeira parcela e das próximas, a taxa de juros que será paga e a quantidade máxima de parcelas permitidas.

Depois de ter feito isso, analise e avalie a sua vida financeira atual, já que é uma responsabilidade muito grande. Caso não tenha segurança para pagar todas as parcelas no prazo certo determinado pelo banco, não realize o investimento e aguarde o momento adequado.

Às vezes é melhor continuar pagando o aluguel até atingir a estabilidade econômica, afinal em caso de demissão ou mudança de trabalho é possível procurar moradia mais barata e acessível para o momento.

Quais documentos são exigidos para o financiamento?

Quais documentos exigidos para o financiamento

Após ter entendido todos os detalhes sobre o financiamento da casa própria e como deve ser feito, é hora de conferir os documentos que não podem faltar e que são exigidos pelos bancos do Brasil inteiro, seja Bradesco, Santander ou Caixa Econômica Federal.

Procure separar todos os papéis com antecedência para evitar correrias, analise cada item e questione tudo aquilo que não esteja devidamente explicado no contrato.

Caso seja necessário, leia os documentos junto a um advogado especializado no ramo, certamente ele poderá te orientar para que sejam feitas as melhores escolhas.

Confira a seguir os documentos para realizar o financiamento:

  • Extrato do banco;
  • CPF;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Carteira de Identidade.

Além desses documentos, é fundamental ter o nome limpo e renda suficiente, isso pode variar de acordo com o valor do financiamento. Se necessário, entre em contato com o seu gerente do banco e consulte os papéis exigidos pela sua agência.

Documentos exigidos para o financiamento de imóvel usado:

  • CPF do proprietário;
  • Registro do imóvel;
  • Comprovação de quitação de tributos, como condomínio e IPTU.

O saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para o financiamento da casa própria. Mas antes confira o saldo atual da sua conta e quanto que pode ser utilizado para realizar a compra ou pagar as parcelas do financiamento.

Lembrando que para poder utilizar é preciso ter no mínimo 3 anos de trabalho no regime do FGTS. Saiba os documentos para quem deseja utilizar esse benefício:

  • RG e CPF;
  • Extrato da conta vinculada ao FGTS;
  • Carteira de trabalho;
  • Declaração do Imposto de Renda. Pessoas casadas ou em união estável, precisam apresentar o DIRPF do cônjuge.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e conheça todos os detalhes sobre o investimento da casa própria. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas a realizar o seu sonho!

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top